Sobre a distância entre mim e você

Sobre a distância entre mim e você
Leticia Weiduschadt
Belo Horizonte, edição do artista, 2011
50 exemplares, 52 p.

“A partir da série Frequências, em 2011, foi criado o livro de artista intitulado
Sobre a distância entre mim e você, com tiragem de 50 exemplares. A proposta deste trabalho se direcionou a uma pesquisa das formas de fragmentos do corpo com intervenções sobre fotografias em relação ao formato e à espacialidade de um livro. Através da relação entre as peles de fragmentos capturadas por fotografias e as da materialidade de sua ampliação havia uma investigação sobre os modos do desgaste do corpo fotografado. Abarcando esse meio criativo, a reflexão passou do espaço das imagens (problematizado em Frequências) para o suporte fotográfico e a especificidades de seu uso.

O livro foi criado a partir de oito fotografias de minhas costas que foram, posteriormente, esfoladas de modo semelhante ao procedimento adotado em Frequências. Após a descolagem de partes das imagens fotográficas, todas foram escaneadas organizadas espacialmente na forma de um livro. Organização essa que foi conduzida por uma narrativa construída pelas metamorfoses advindas das intervenções, na forma de recortes dessas imagens fotográficas. Pode-se pensar que o resultado final se aproxima da noção de desgaste, de apagamento, de destruição do corpo fotografado.”

Três momentos de um rio

Três momentos de um rio
Duo Paisagens Móveis – Bárbara Lissa e Maria Vaz
Belo Horizonte, edição do autor, 2021
68 p. 21 x 15cm

Um rio transborda o asfalto, atravessa tempos, transporta a cidade, sonha barcos. Ele insiste. “Três Momentos de um Rio”, do duo Paisagens Móveis, é uma fabulação poética e fotográfica dos rios urbanos da cidade de Belo Horizonte, numa profusão de tempos que olham seu passado, presente e futuros possíveis. O fotolivro vem acompanhado de um caderno Folhetim literário, datado de 2025, quando a cidade transborda por onde escoa o azul. É preciso lembrar que um rio resiste.